Buyers Personas: aprenda a criar uma persona

Quando se trata de  estratégia de marketing, seja online ou offline, você precisa saber para quem você está fazendo o marketing. As melhores estratégias de marketing digital são baseadas em dados reais do seu comprador, e seu primeiro passo é definir quais são esses dados e criar a imagem de um comprador ideal.

Buyers Personas ou simplesmente personas, são uma representação do seu cliente  ideal  e podem ser criadas pesquisando, agendando e entrevistando o público-alvo do seu negócio. É importante notar que estas informações devem ser baseadas em dados reais sempre que possível, pois fazer suposições sobre seu público pode fazer com que sua estratégia de marketing tome a direção errada.

Para obter uma imagem mais precisa da sua persona, você deve levar em consideração uma mistura de tipos clientes, clientes potenciais, clientes atuais e até mesmo pessoas fora do seu banco de dados de contatos, caso você ainda não tenha clientes, pode conversar com pessoas próximas e expor sua ideia de produto e perceber qual é a aceitação.

Mas quais devem ser as informações que eu devo reunir para minha estratégia de marketing digital? Isso irá depender do seus negócio. Aqui estão alguns pontos de partida que acabam sendo utilizados independentemente do seu tipo de negócio.

Informações Demográficas

Localização: Aqui você ira buscar qual é o pais, cidade ou estado que o seu cliente mora, dependendo do seu tipo de negocio até mesmo o Bairro pode ser requerido. No geral essas informações você consegue facilmente em relatórios do Google Analytics ou do Facebook.

Idade: Esse tipo de informação pode ser relevante ou não para o seu negócio, mas é sempre bom ter os dados a disposição para conseguir identificar algum tipo de tendencia.

Renda: Essa informação esta diretamente ligada a sua estrategia de precificação, e é extremamente importante, com ela é possível saber se sua empresa está cobrando um valor acima ou abaixo do que poderia cobrar.

Informações Psicográficas

Metas  e Objetivos:  As metas é objetivos dos seus clientes são fundamentais para o sucesso do seu negocio, o objetivo aqui é identificar essas metas e objetivos para saber de que forma seus produtos ou serviços podem ajudar o seu cliente.

 Hobbies e interesses:  fale com clientes e pessoas que se alinham com seu público-alvo. Se você é uma marca de moda, por exemplo, é útil saber se grandes segmentos de sua audiência também estão interessados ​​em fitness e bem-estar, pois podem ajudar a informar sua futura criação de conteúdo e parcerias.

Prioridades: Fale com clientes e pessoas que se alinham com seu público-alvo para descobrir o que é mais importante para eles em relação ao seu negócio. Por exemplo, se você é uma empresa que desenvolve software para empresas pode descobrir que seus clientes pagariam um bom preço por um serviço de suporte 24 horas.

 

Agora que voce já sabe por onde comecar, pegue essas informações e crie uma ou mais personas, e assegure-se de que elas estão no centro de sua estratégia de marketing digital. Uma dica adicional é utilizar o site MakemyPersona que vai tornar tudo mais fácil.

 

 

Deixe uma resposta